Alteração e inclusão de categoria

A Alteração de Categoria poderá ser feita sempre que o candidato possuir a Habilitação para categoria B e desejar alterá-la para “C” ou “D”. A Inclusão de categoria ocorrerá quando o candidato possuir qualquer uma das categorias acima e realizar o curso para adicionar a categoria “A” em sua habilitação.

Podem solicitar a Alteração ou Inclusão de Categoria os condutores ou aqueles que possuam a Permissão para Dirigir, desde que não tenham cometido infração grave, gravíssima ou sejam reincidentes em infrações médias, nos doze meses anteriores à solicitação.

Atualmente, para os candidatos que exerçam ou venham a exercer futuramente atividade remunerada com o transporte de bens ou pessoas, será obrigatório submeter-se também a uma nova Avaliação Psicológica, denominada – EAR.

CATEGORIA “A”

Deverá o condutor estar habilitado em qualquer uma das demais categorias.

CATEGORIA “B”

CATEGORIA “C”

Deverá o condutor estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B, bem como não haver cometido infrações graves nem gravíssimas, ou ser reincidente em infrações médias.

CATEGORIA “D”

O condutor que deseja alterar a sua categoria para “D”, deverá possuir habilitação há no mínimo 2 anos para categoria “B” ou então ser habilitado há no mínimo 1 ano na categoria “C”. É válido relembrar que o condutor não poderá ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses, ou mesmo ser reincidente no cometimento de infrações médias.

CATEGORIA “E”

Deverá o condutor ser maior de 21 anos e estar habilitado há no mínimo 1 ano na categoria C ou D, bem como não ter cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses, ou mesmo ser reincidente no cometimento de infrações médias.