Educação no trânsito na volta ás aulas

Motoristas que passaram pela avenida Nossa Senhora da Luz, no bairro Hugo Lange, na manhã desta terça-feira (7) foram orientados sobre segurança no trânsito. A abordagem educativa foi a primeira ação da operação Volta às Aulas feita pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) com o apoio do Detran-PR.

Foram colocados cones de sinalização, nas proximidades do cruzamento da rua Itupava, e agentes da Setran e educadores de trânsito do Detran-PR distribuíram panfletos com orientações sobre segurança e como transportar as crianças nos veículos de forma correta e segura.

A operação Volta às Aulas segue desta terça-feira (7) até o dia 30 de março. Ainda na tarde desta terça a abordagem educativa será feita na rua Jovino do Rosário, no Boa Vista, das 13h30 às 15h30.

A operação Volta às Aulas tem duas frentes de ação. Nas abordagens educativas em vias com grande fluxo de veículos serão entregues informativos com dicas de segurança no trânsito e a forma segura de fazer o transporte de crianças.

“Vamos fazer um trabalho educativo com os motoristas e pedestres alertando sobre a volta das crianças no trânsito da cidade”, explicou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.

Nas escolas – Também serão feitas abordagens educativas em 27 escolas municipais de Curitiba, a partir desta quarta-feira (8), no reinício das aulas na rede municipal. Nas escolas, os agentes de trânsito vão entrar nas salas de aula no início dos turnos para uma conversa com as crianças. Será abordado a importância de andar nas calçadas e atravessar na faixa de pedestres, por exemplo.

Abordagens educativas – Os motoristas aprovaram a ação realizada na avenida Nossa Senhora da Luz. Muitos pais estavam levando os filhos para as aulas. Rodrigo Diniz Alves estava com a filha Eloisa, de 2 anos, na cadeirinha no banco de trás do veículo. “O motorista precisa de mais conscientização, mais educação e ser menos individualista no trânsito. Ações como essa são muito importantes para despertar essa conscientização”, disse Rodrigo Diniz.

“Essa campanha é muito boa. Excelente ser feita agora com a volta as aulas. É uma forma de prevenção contra acidentes”, disse a motorista Maria Lucia, que passou pela abordagem educativa.

O diretor de educação da Setran, Celso Mariano, explicou que a intenção com a campanha é levar informações sobre segurança no trânsito para os motoristas. “Queremos chamar a atenção dos motoristas para que tenham mais atenção, pois muitas crianças vão voltar ao trânsito. Os motoristas precisam redobrar a atenção”, afirmou.

A estimativa é que cerca de 30% da frota circulante de veículos da cidade aumente com a volta às aulas. Uma das dicas é o motorista sair mais cedo de casa e procurar caminhos alternativos para evitar o trânsito lento. “As pessoas precisam entender que o trânsito envolve muitas pessoas e veículos, por isso é necessária muita atenção e respeito nas vias”, disse Marcos Traad, diretor-geral do Detran-PR.

Fonte: Site da Prefeitura Municpal de Curitiba